Como gerir os dados dos seus utilizadores

Os dados dos utilizadores são armazenados na directoria data/user nos ficheiros que tenham o id de utilizador como nome do ficheiro.

Para acelerar o processamento, o MoinMoin pode também gerar algumas estruturas de dados que são guardadas no disco como ficheiros *.pickle - estes são estruturas de dados internos e não os pode editar. Se tiver dúvidas quanto à exactidão ou actualização do ficheiro *.pickle, elimine-o e este será automaticamente re-criado pelo moin. Se executar um moin (non-cgi) persistente, talvez seja melhor reinicias o MoinMoin depois de eliminar o ficheiro *.pickle.

Desactivar uma conta de utilizador

Pode desactivar a conta de um utilizador se aceder como um super utilizador (ver AjudaComSuperUtilizadores) e escolher aceder à conta desse utilizador através das preferências de super utilizador (assim será o utilizador a eliminar) e seleccionar a opção "Desactivar esta conta para sempre" nas preferências. Depois disso deve sair.

Eliminar uma conta de utilizador

Pode remover um utilizador eliminando o seu ficheiro de utilizador (e outros ficheiros que têm o identificador de utilizador como prefixo).

Tenha atenção que ao fazê-lo, pode destruir o histórico de edição desse utilizador. O moin não poderá exibir este utilizador no histórico da página, porque este utilizador será então desconhecido. É preferível desactivar uma conta a eliminá-la. Depois de eliminar os dados do utilizador, o MoinMoin pode pensar que o utilizador ainda existe devido à sua cache na directoria data/cache/user/name2id. Ao eliminar este ficheiro, limpa a cache e o problema deve ficar resolvido.

Partilhar contas de utilizadores em wiki farms

Em wikis únicos não há nada de especial, cada wiki tem a sua directoria data/user/ separada e nada será partilhado. Numa wiki farm com dois ou mais wikis, pode partilhar contas e dados de utilizadores. Adicione o seguinte ao ficheiro farmconfig.py

user_dir = '/farm/user' # directoria do utilizador comum para todos os wikis da farm

se quiser que todos os wikis da farm partilhem as contas de utilizadores, ou coloquem o nome do caminho absoluto respectivo da directoria partilhada do utilizador no ficheiro wikiconfig.py dos wikis, quer que eles partilhem dados. Certifique-se que todos os seus wikis têm um nome de ligações entre wikis único definido nos seus ficheiros wikiconfig.py:

interwikiname = "WikiOne"  # others: WikiTwo, WikiThree ou o que quiser

Adicione também os nomes de ligações entre wikis, de todos os wikis da farm, às listas de ligações entre wikis (dos wikis) para que estes possam processar estes novos nomes. Se não definir nomes de ligações entre wikis, o rasto da página, as subscrições de página e as ligações rápidas não funcionarão correctamente.

No ficheiro farmconfig.py, pode também configurar o valor user_homewiki para criar um wiki onde são armazenadas todas as páginas principais dos utilizadores. Isto pode ser útil se tiver muitos utilizadores. Pode ainda criar ligações para "páginas não-wiki dos utilizadores", se o nome de utilizador do wiki pertencer ao URL alvo. Para mais informações, consulte o tópico AjudaNaConfiguração.