Configuração do Correio Electrónico

Ver também AjudaNaConfiguração.

Mensagens a enviar

Para activar o suporte de mensagens a enviar, é necessário especificar o endereço De: com "mail_from". Depois, é necessário activar um transporte, ou por SMTP (utilize "mail_smarthost" para activá-lo) ou por sendmail (utilize "mail_sendmail" para activá-lo). Se utilizar "mail_smarthost" e o servidor necessitar de autenticação, defina o "mail_login" também.

mail_from

Este valor é utilizado para os cabeçalhos dos campo "De:" e "Para:" das mensagens enviadas (o campo "Para:" por motivos de privacidade de endereço de coreio, a mensagem não é realmente enviada para este endereço, mas não queremos divulgar nenhum endereço verdadeiro).

mail_smarthost

Isto é o IP ou nome de domínio de um servidor FOLDOC:SMTP. Num servidor Unix, pode tentar utilizar localhost; numa máquina Windows será por norma uma máquina na sua LAN ou algum servidor do seu ISP.

mail_login

Isto só é necessário quando utiliza o mail_smarthost e um servidor que quer SMTP AUTH para enviar mensagens de correio electrónico; em todo o caso, defina o nome de utilizador e a senha separados por um espaço, ou seja, "utilizador senha".

mail_sendmail
Isto é um comando local a executar para enviar uma mensagem. Por exemplo, se definir como '/usr/sbin/sendmail -t -i', utilize este comando sendmail para enviar mensagens de correio electrónico. Isto é apenas útil em máquinas que tenham um agente de transporte de correio electrónico instalado.

Mensagens a receber (apenas 1.6)

Se quiser importar mensagens para o seu MoinMoin, ou seja, permitir-lhe receber e guardar as mensagens, tem de configurar algumas coisas.

Em primeiro lugar, tem de configurar o seu servidor de correio electrónico para enviar todas as mensagens novas para o MoinMoin. O comando é moin xmlrpc mailimport. Repare que pode utilizar o parâmetro --config /path/to/dir para fornecer o caminho para uma directoria de um ficheiro de configuração adequado do MoinMoin. Depois, verifique que existe um ficheiro chamado mailimportconf.py nessa directoria. Tem de se assemelhar a isto (existe um ficheiro de exemplo no wiki/config):

# Esta senha tem de ser do conhecimento do servidor do wiki
mail_import_secret = u"foo"

# O URL de destino
mail_import_url = u"http://localhost:81/?action=xmlrpc2"

A senha é utilizada para permitir que o script se autentique no wiki. O URL é o URL do wiki mais ?action=xmlrpc2.

Agora pode configurar o wiki. Existem as seguintes opções de configuração:

mail_import_wiki_addrs

Uma lista de endereços de correio electrónico de destino que deve ser incluída no wiki. O MoinMoin pesquisa nestes endereços para saber o nome da página de destino, deve corresponder ao endereço familiar para o servidor de correio electrónico. Se utilizar algum género de mecanismo de reencaminhamento, por favor coloque o(s) endereço(s) que os seus utilizadores de wiki utilizam para encaminhar o wiki para essa lista em primeiro lugar e para o(s) endereço(s) para onde reencaminha as suas mensagens depois.

mail_import_secret

A senha que correspondente ao ficheiro de configuração mailimportconf.py. Ver em cima.

mail_import_subpage_template
Este é o modelo para o nome da página gerado pelo código de importação de mensagens. Ver em baixo, os campos suportados.
mail_import_pagename_envelope

O valor desta definição por omissão é u"%s" e apenas significa "utilize o nome da página não modificado". Pode configurá-lo igualmente para u"+ %s/", que adiciona um sinal de adição e um carácter vazio em frente do que obtermos e uma barra depois do que obtermos a partir do assunto da mensagem ou do endereço de destino. Isto poupará algum trabalho aos utilizadores se quiser que o comportamento seja activado pelo sinal de adição ou pela barra.

mail_import_pagename_search

Onde (e por que ordem) deseja pesquisar pelo nome da página de destino. Por omissão, ['subject', 'to', ] para pesquisar no assunto em primeiro lugar, e só depois (se não obtiver resultados) para pesquisar nos endereços de destino.

mail_import_pagename_regex

O padrão (regex) de pesquisa na linha do assunto para determinar o nome da página de destino. Por omissão, é r'\["([^"]*)"\]' o que pesquisa simplesmente por algo como ["Nome da Página de Destino"] (o mesmo que sintaxe de freelink).

Depois de configurar as definições explicadas anteriormente, deve conseguir enviar mensagens para si mesmo. A utilização real é explicada em baixo.

Funcionalidades do Correio Electrónico

Actualmente, o MoinMoin oferece dois serviços baseados em correio electrónico, que são explicados nas secções seguintes.

Enviar dados de acesso

Se o correio electrónico estiver disponível, adiciona-se um campo "Your email address" e um botão "Mail me my account data" à caixa de diálogo das PreferênciasDoUtilizador. O utilizador pode inserir o endereço de correio electrónico que forneceu no registo e receber uma mensagem com todos os dados necessários para reentrar, depois de clicar no botão.

Aviso de alteração

Qualquer utilizador pode subscrever alterações das páginas wiki, clicando no ícone de envelope , ou adicionando um regex ao campo de "Páginas de wiki subscritas" nas suas PreferênciasDeUtilizador. Assim, o sistema envia uma mensagem com o autor, uma ligação à página e as diferenças com a alteração, sempre que uma página for modificada e se o autor não desmarcar a caixa de selecção "Send mail notification". O autor não é avisado das suas próprias alterações.

Receber mensagens (apenas 1.6)

É possível receber mensagens no MoinMoin. Essencialmente, precisa de saber qual o endereço de correio electrónico do wiki e de enviar uma mensagem para esse endereço. Se fornecer um nome de página de destino antes do endereço wiki (escrevendo MinhaPáginaDeWiki <wiki@exemplo.com> por exemplo), conseguirá colocar a sua mensagem no wiki muito facilmente. Existem algumas regras para a sua mensagem:

De

Verificamos se o cabeçalho De: é de um utilizador válido de wiki. Claro que não oferece uma segurança real, mas é talvez melhor do que nada.

Ao criar uma tabela geral de mensagens, utilizamos a parte De: do endereço de correio electrónico para tentar pesquisar uma conta de utilizador de wiki com esse endereço de correio electrónico. No caso de encontrarmos algum, estabelecemos a ligação à sua página principal a partir da coluna De: da tabela. Se não encontrarmos uma conta de utilizador correspondente, listamos apenas a parte do nome verdadeiro na coluna De:.

Para / Cc

O Para: é (como sempre) constituído por 2 partes, como MODELO <wiki@exemplo.org>. Utilizamos a parte do "nome verdadeiro" para compor o modelo do nome da página de destino (pode conter caracteres especiais, espaços em branco, etc.) e a parte do endereço de correio electrónico para enviar a mensagem para o destino correcto. A forma mais simples de um modelo de nome de página de destino é um nome de página como PáginaDeTestesWiki.

Veja o exemplo para os 2 modos de operação diferentes.

Ao criar uma tabela geral de mensagens, processamos Para: e Cc: para a coluna Para: da mesma forma que para a coluna De: (ver em cima). Não incluímos o endereço do servidor de wiki (e se só tivermos o servidor de correio electrónico do wiki, apresentamos apenas "-").

Assunto

O modelo do nome da página pode ser igualmente extraído (e igualmente removido) a partir da primeira ocorrência do mail_import_pagename_regex no assunto.

Exemplos:

Subj: ["Nome da página de destino"] funcionará se o colocar no início ou no fim do assunto.
Subject: blá blá blá ["NomeDaPágina/$date"]

O texto das mensagens com este assunto será adicionado às páginas

Nome da página de destino
ou
NomeDaPágina/2006-07-20T14:48:27

O assunto completo será igualmente utilizado para criar um comentário de alteração, com o prefixo de "Mail: "; as variáveis não serão substituídas.

Corpo da mensagem

O conteúdo da nova página é feito a partir do conteúdo da página antiga (se existir) mais o conteúdo da mensagem anexada no fim. O conteúdo da página nunca será sobreposto. As mensagens enviadas como alternativas serão exibidas com a sua estrutura de HTML na página que é processada por um parser de HTML.

Os anexos da mensagem serão colocados numa página de anexos, um nível abaixo da página onde se coloca o conteúdo. Os anexos nunca serão sobrepostos. Os anexos estarão ligados à página de conteúdos (ex: a uma lista de anexos no fim).

Conteúdo gerado

O MoinMoin adiciona um item da tabela à página-mãe, listando os detalhes sobre a mensagem, se for solicitado com um sinal de adição + antes (ex: + NomeDaPágina/).

Criação do nome da página

Os campos $from (que contêm o nome do remetente), $date (a data) e $subject (linha de assunto) são suportados.

O nome da página é gerado da forma que explicamos seguidamente:

  1. Verifique se um dos endereços de destino da mensagem (para, cc, ...) está no mail_import_wiki_addrs
  2. Processe PARA/ASSUNTO pela mesma ordem do que a indicada pelo mail_import_pagename_search até encontrarmos um nome de página ou desistirmos:
    • Tente obter o modelo do nome da página a partir dos endereços de destino, ou
    • Tente extrair o nome da página a partir do assunto (explicado em cima).
  3. Se não encontrámos um nome de página, utilize mail_import_subpage_template como último recurso.
  4. Aplique mail_import_pagename_envelope para acrescentar algo (opcionalmente) ao nome da página.
  5. Se o nome da página terminar com uma barra, anexe a opção de configuração email_subpage_template (ver em cima) ao nome da página.

  6. Expanda o modelo do nome da página para obter o nome da página verdadeiro.