Bem-vindo(a)

(./) /!\ <!>

Se acabou de actualizar o seu wiki, não está no local errado.
Tem de tomar uma decisão de configuração que afecta o ficheiro wikiconfig.py.

<!> /!\ (./)

Esta página descreve a personalização do suporte de idioma do MoinMoin. Os novos visitantes do seu wiki podem ser recebidos com uma página inicial no seu idioma preferencial, ou podem ser forçados a utilizar a página que especificar. Pode também trancar o idioma utilizado para as páginas e frases traduzidas no seu wiki.

Em primeiro lugar, visite a página ConfiguraçãoDasPáginasDeSistema e ver os pacotes de páginas de ajuda e de sistema do idioma de que deseja suporte.

Depois disso, basta ler o texto em baixo, decidir o caminho a seguir e alterar a sua configuração.

Para os impacientes (tem de definir o page_front_page para não ter de lidar com esta página como página inicial):

    # escolha esta opção, se grande parte do conteúdo estiver disponível num só idioma
    page_front_page = u"MyStartingPage"

OU

    # escolha esta opção, se o conteúdo do wiki estiver disponível em vários idiomas
    page_front_page = u"FrontPage"

Se optar por ter um só idioma, pode copiar algum do conteúdo da FrontPage para a página que escolher para a sua page_front_page. Como alternativa, se tiver a acção rename activada no seu wiki, pode renomear a sua FrontPage para um outro nome, e nomear esse nome (por exemplo, Bem-vindo(a)) na sua variável 'page_front_page'.

Se optar por ter vários idiomas, não se esqueça de editar todas as traduções da FrontPage.

/!\ Se optar por ter vários idiomas, as pessoas que visitarem o seu wiki serão direccionadas para a página inicial correspondente à configuração de idioma do seu navegador. Se não preparou essa página, eles verão a página do seu idioma por omissão, e ficarão com a ideia de que o wiki está vazio ou é mal gerido.

Textos e language_default da interface do utilizador

O MoinMoin tenta adaptar a interface do utilizador ao idioma que o utilizador prefere.

Se o utilizador indicar um idioma preferencial nas configurações das PreferênciasDoUtilizador do moin, esse idioma será utilizado para a interface do utilizador. Mas o utilizador não precisa de o fazer, se já tiver configurado o seu navegador com as suas preferências de idioma.

Se não existir nenhuma configuração de idioma nas PreferênciasDoUtilizador, o moin tenta adaptar aos idiomas com que o utilizador configurou o seu navegador. Assim, se o navegador "disser" ao moin que a sua preferência é Inglês Canadiano, depois Alemão e depois Inglês geral, e o moin tive Alemão e Inglês disponível (mas não uma configuração especifica para Inglês Canadiano), o utilizador ficará com uma interface em Alemão.

Se não existir nenhum idioma em comum na configuração do navegador do utilizador e no moin, ou se configurou language_ignore_browser = True, o moin voltará a utilizar o que foi configurado na language_default. Isto também se aplica se o navegador do utilizador não especificar nenhum idioma.

O caso habitual para definir language_ignore_browser = True é quando gere um wiki local sem público internacional, gerindo-o num único idioma (local). Não se esqueça de especificar o seu idioma único utilizando o language_default para o fazer.

Páginas de sistema, incluindo a FrontPage (PáginaPrincipal)

O arquivo de distribuição do MoinMoin contém as páginas de sistema (como AlteraçõesRecentes) nos diversos idiomas (ver GrupoDePáginasDeSistema), seleccionando o idioma correcto da mesma forma que seleccionou para a interface do utilizador.

Por exemplo, se o navi_bar contém uma ligação para a FrontPage, o moin irá procurar primeiro por uma tradução da FrontPage no idioma do utilizador. Assim, se o idioma do utilizador for Português (pt), obtemos a tradução portuguesa de FrontPage, que é PáginaPrincipal. (Internamente, o moin utiliza MoinMoin/i18n/pt.py para isso, que é automaticamente gerado a partir do pt.po,) o Moin utilizará a PáginaPrincipal se essa página existir; caso contrário, utilizará a FrontPage.

Isto é óptimo se quiser ter uma FrontPage e respectivas traduções. Mas, o que fazer se não quiser isso?

Ou elimina todas as páginas de FrontPage traduzidas - só serão utilizadas se existirem. Ou simplesmente utilize a variável de configuração page_front_page para escolher algo diferente da FrontPage como página inicial, ex: MyProject. O moin tentará procurar uma tradução para MyProject, mas normalmente não encontrará nenhuma - e assim utilize MyProject independentemente do idioma preferencial do utilizador.

Traduções internas vs. do utilizador

O MoinMoin utiliza normalmente a tradução interna (ver MoinMoin/i18n/*) para traduzir o texto da interface do utilizador e os nomes das páginas de sistema na navi_bar.

Mas existe a possibilidade de personalizar a navi_bar com material seu. Normalmente, o moin não tem nenhuma tradução interna para isso, assim que fazer caso as queira traduzir da mesma forma como a FrontPage é traduzida normalmente?

Crie simplesmente algumas páginas como European_PortugueseDict, GermanDict, FrenchDict, Simplified_ChineseDict etc. (utilize o nome do idioma em inglês) e coloque nelas uma lista de significados que define a tradução de termos em Inglês, ex: na página European_PortugueseDict:

 MyProject:: MeuProjecto
 LatestNews:: ÚltimasNovidades

(!) Repare no espaço antes das linhas. Se não colocar esse espaço, O Moin não irá considerar as entradas como entradas do dicionário. Para mais informações, consulte o tópico DicionárioWiki.

O moin utilizará essas páginas dict se não conseguirem encontrar o texto nas suas traduções internas.

Como especificar o idioma de uma página

É altamente recomendado especificar o idioma da página no cabeçalho da mesma assim:

#language he

O nome do idioma é o nome iso-639-1 do idioma. Os idiomas que o moin não suporta serão ignorados.

Isto é extremamente importante se o conteúdo do wiki estiver em várias direcções, como as páginas Hebraicas, que devem ser apresentadas da direita para a esquerda, e as páginas em Português, devem ser apresentadas da esquerda para a direita.

Antigamente, as páginas de sistemas tinham um comentário no idioma: ##language:en. Este comentário não tem efeitos, e não deve ser alterado para o novo formato #language en. Para corrigir páginas antigas no seu wiki, execute scripts.repair_language.py na sua directoria de dados do wiki. Faça uma cópia de segurança da directoria de dados de o wiki antes de executar este script!